03/04/2015

[Resenha] Deixa a Neve Cair - Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle.

O livro conta, basicamente, 3 histórias interligadas que se passam na véspera de natal. São contadas pelos autores Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle.

Talvez eu fale um pouco demais sobre as histórias, mas fique tranquilo que os "spoilers" não são muito grandes comparados com o que acontece ao decorrer das histórias.

A primeira história é sobre Jubileu (contada por Maureen Johnson), uma estudante do ensino médio que tem o namorado dos sonhos (dela) e uma família um tanto maluca por uma "maquete" que têm como nome: Cidade do Papai Noel Foblie. Eles são obcecados pelas peças e colecionam todas, e sempre, na véspera de natal, eles viajam para ir atrás do lançamento de uma nova peça. Mas, dessa vez, a nevasca estava muito forte, e consequentemente lá fora estava mais frio que o normal, mas mesmo assim eles pegaram estrada a caminho da loja. Jubileu já estava acostumada em ver seus pais partindo nesse dia do ano, e como se tornou comum ela não ligava muito pra isso.
Por mais incrível que pareça mais pessoas também são loucas pela Cidade de Papai Noel Foblie, e no dia teve um tumulto muito grande em frente a loja e a polícia acabou levando 5 das pessoas que estavam na confusão, e sim... os pais da Jubileu estão entre os 5.
Sem saber o que fazer os pais mandam Jubileu ir para a casa dos seus avós, e então ela pega o trem para lá. Mas a nevasca está tão forte que ela acaba ficando presa em Gracetown... Um lugar um tanto longe do seu destino.
E é ai que Gracetown se torna sede de todas as histórias que acontecem nesse livro.
A segunda história fala sobre três amigos inseparáveis (contanda por Jonh divo Green) que estão presos em casa assistindo filmes por conta da neve que está cada vez mais forte. Tobin recebe o telefonema da sua mãe dizendo que vai se atrasar para o natal, já que o aeroporto cancelou todos os vôos. Depois de desligar o telefone, Tobin, JP e Duke recebem o convite para ir a waffles house passar a noite lá jogando Twister. O foco da ida dos meninos na verdade era porque no mesmo trem que a Jubileu estava haviam muitas lideres de torcida e elas foram procurar abrigo na waffles house, já que o trem ficou preso na nevasca. Já Duke só aceitou ir até lá por causa das batatas rösti.
Chegando lá eles conhecem um cara chamado Jeb, que também estava no trem e precisava muito que se no caminho de volta pera casa eles encontrassem uma garota chamada Addie pedisse para avisar a ela que ele se atrasou.
A terceira história fala sobre a Addie (contada por Lauren Myracle) e seu namoro com o Jeb e o quão chateada ela ficou ao ver que ele a tinha deixado esperando na Starbucks naquela noite.
Addie passa por vários surtos de egoísmo e suas amigas Tegan e Dorrie tentam ajudá-la a ser uma pessoa melhor.

O que eu achei mais incrível nessas histórias, fora elas se conectarem perfeitamente enquanto é contada, é o fato que realmente o mundo é muito pequeno. Um dia desses eu estava assistindo um vídeo do Jacaré Banguela e ele falou uma coisa que achei muito interessante e se aplica perfeitamente nessas histórias: cada pessoa está a 7 graus de separação de qualquer pessoa do planeta, então como exemplo: Addie conhece Tobin, que conhece Stuart, que conhece Jubileu que conhece Jeb. São 3 graus de separação entre a Addie e Jubileu. E como Addie estava sem notícias do Jeb ela só precisa conhecer uma das 3 pessoas para poder entrar em contato com o ele.

E sobre os autores, tio Green sempre arrasa, né?! Mas as duas autoras escreveram as histórias muito bem, já estou procurando livros delas pra ler!

0 comentários:

Postar um comentário