29/03/2015

[PUP1] Apropriação - História da Arte e do Design

Dando o pontapé inicial nesse novo "projeto" aqui no blog, vim compartilhar o que foi meu projeto dos 3 conceitos que tive na cadeira de história da arte e do design.
De começo, e pra tentar explicar um pouco sobre a cadeira, história da arte e do design fala sobre tudo o que era/é arte, o que era/é design, como arte virou design e qual é a diferença entre as duas palavras.

Basicamente, arte é o que te faz sentir e ter alguma reação. Mas o que eu sinto quando vejo, por exemplo, um quadro pós-impressionista de Van Gogh não é a mesma coisa que você vai sentir/ver.
Já o design é o projeto de alguma coisa, é a "capa" de um objeto que faz alguma coisa. O design (forma) dele foi feito com uma finalidade, seja ele ajudar no uso, no encaixe, ou só para cobrir o hardware (objeto) em si.
E apropriação é a arte de modificar a arte originalzoando ou não. É fazer arte da arte. Trazer a arte para os tempos contemporâneos. 
Mas deixando o conceito um pouco de lado e focando no projeto, o professor pediu para que a partir de uma capa da revista época a gente se apropriasse de algum estilo artístico e tentasse "traduzir" o tema da revista: "Filosofia para todos nós" e formasse um conceito sobre o que fiz e justificasse o estilo artístico usado.
                                           Capa original                                                                               Minha apropriação                        
Conceito:
O grito representa o espanto e encanto das pessoas ao saberem que tudo o que procuram podem achar na internet. Sendo o Google seu maior site de pesquisa representando um grande museu, mostrando que a dificuldade que existia antes para ver e estudar uma obra de arte foi colocada de lado com a chegada da internet e sua tecnologia que te dá a liberdade de poder encontrar o que quiser mesmo você estando em casa ou em qualquer lugar.

Justificativa:
O expressionismo tem como filosofia: expressar, através da arte, sentimentos em relação à simples descrição objetiva da realidade. O grito nos mostra a face espantada de uma pessoa, na tentativa de passar a leitura de surpresa, espanto, encanto, surpresa, dor... Escolhi esse movimento para mostrar a surpresa que sentimos quando procuramos por algo, na internet e achamos com mais facilidade do que acharíamos se fôssemos buscar em outras fontes, tais como livros ou museus.
Tive esse projeto bem aceito pelo professor, e conclui a cadeira de história da arte e do design. Confesso que essa cadeira era uma das que tive mais medo de não conseguir entender, já que na escola (e na vida) a matéria que mais odiei foi história. Mas que bom que deu tudo certo '-'

0 comentários:

Postar um comentário